Varizes e Vasinhos

 

Tanto mulheres quanto homens são afetados, e costumam ter restrições que vão desde a dificuldade em expor as pernas (por "vergonha" da aparência) até o prejuízo das atividades do dia-a-dia (por sintomas nas pernas). Vários estudos mostram uma elevada taxa de faltas ao trabalho e mesmo aposentadoria precoce de pessoas jovens em fase produtiva da vida por complicações de varizes.


Como (e por que) surgem?

Quando caminhamos ou realizamos exercícios, acontece a contração dos músculos da perna, que favorece a volta do sangue ao coração. Essa situação não é observada quando ficamos parados, seja em pé ou mesmo sentados, com as pernas imóveis.


Além desse problema postural, uma parcela da população nasce com alterações nas parede e válvulas das veias que propiciam o surgimento das varizes, dependendo de fatores desencadeantes, que iniciam o processo.

Destacam-se como desencadeantes as atividades profissionais que mantém as pessoas paradas ou sentadas por longos períodos, a obesidade, a gestação, por ser um período da vida da mulher no qual o útero comprime a veia cava e dificulta o retorno do sangue das pernas para o coração, e as doenças que acometem as veias profundas dos membros inferiores ou seus músculos, como a trombose venosa profunda (TVP).

Sintomas

Muitas pessoas podem ficar sem sintomas por um longo tempo e as varizes e vasinhos aparecem apenas como uma queixa estética. Quando os sintomas surgem, podem ser uma sensação de peso, dor e cansaço que piora nos finais dos dias, no verão e no calor, e quando se fica muito tempo em pé ou sentado. No caso das mulheres, menstruação e gravidez pioram os sintomas também.

Estes sintomas costumam diminuir com o andar e desaparecer totalmente ao deitar.

Complicações

Conforme a doença progride, outras complicações podem acontecer. A hemorragia (sangramento) é uma das mais temidas, embora possa ser tratada facilmente, através de elevação das pernas e compressão do local. O escurecimento e a fibrose da pele são alterações mais difíceis de tratar e geralmente nessas áreas surgem as úlceras varicosas (feridas), conhecidas como a complicação mais grave.

Cuidados

As meias elásticas aliviam o peso e cansaço e protegem as pernas, sendo encontradas em vários tamanhos e graus de compressão. Os curativos compressivos com enfaixamento elásticos ou inelásticos são aplicados nos portadores de úlceras varicosas quando não existe infecção.

Fazer exercícios, evitar ficar estático na mesma posição, manter um peso adequado e as pernas sempre hidratadas também podem ajudar.

Tratamento

Existem vários procedimentos para tratar as varizes e os vasinhos, dependendo de características das varizes, dos sintomas/queixas e das condições clínicas do paciente. Esses tratamentos vão desde a esclerose de vasinhos com glicose hipertônica, polidocanol ou espuma, que induzem inflamação e atrofia destes vasos, até o tratamento cirúrgico. Este pode ser realizado através da extração das veias varicosas e da safena, se ela for acometida ou através da ablação da safena com Laser ou Radiofrequência, métodos modernos que viraram primeira opção na maioria dos casos nos Estados Unidos e Europa, por oferecer o mesmo resultado com menor dor e recuperação mais rápida que a cirurgia convencional.


 

Agende sua Consulta aqui ou Ligue no (11) 5543-1612/5093-4512

 

Ligue

(11) 5543-1612
(11) 5093-4512

WhatsApp: (11) 983858841


Nosso Endereço

Rua Paiaguás, 152 - Campo Belo,
São Paulo - SP
CEP 04624-080

Instituto Aster