Anabolizantes
Substâncias que melhoram o desempenho são aquelas utilizadas pelos indivíduos em busca de melhorar seu desempenho atlético ou a aparência física. No grupo dessas substâncias estão os esteroides androgênicos anabólicos, conhecidos como anabolizantes. Esses esteroides são derivados sintéticos da testosterona cujo uso resulta em fortalecimento da musculatura esquelética (ação anabolizante) e efeito masculinizante (androgênico).
Alguns derivados de testosterona podem ser utilizados clinicamente no tratamento do hipogonadismo masculino. Devem ser prescritos sob orientação médica para repor o hormônio deficiente em alguns homens e para ajudar pacientes com AIDS a recuperar peso. Nos casos de necessidade clínica, os pacientes são indicados a tomarem apenas doses mínimas para apenas regularizar sua disfunção
O uso estético ou para melhora do desempenho sempre é feito em doses muito elevadas e não testadas clinicamente em seres humanos. Os efeitos colaterais, tanto físicos como psicológicos, podem ser perigosos. Isso pode ser ainda mais perigoso em jovens, que estão em fase de desenvolvimento, podendo interromper o crescimento e o desenvolvimento sexual adequado.
Entre os efeitos adversos podemos citar: engrossamento da voz, irregularidade menstrual, amenorreia, infertilidade, crescimento do clitóris, ginecomastia, aumento de pelos na face e corpo (hirsutismo), irritabilidade, queda do cabelo, acnes, trombose, tumores hepáticos, disfunção erétil, queda da libido e infertilidade.
Usar anabolizantes, sem orientação e indicação médica, é proibido, além de ser de grande risco para a saúde.
Entretanto, por aumentarem a massa muscular, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas por atletas para melhorar a performance física e por outras pessoas para obter uma melhor aparência muscular.
Fique atento!
Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia