Como anda sua memoria?

 

Nesta década a faixa etária da população que mais aumentou foi a de octagenários. Este processo acelerado de envelhecimento da população traz também suas particularidades.

Os idosos concentram a maior parte dos problemas de memória, pois as doenças neurodegenerativas, como a Doença de Alzheimer, acometem mais esta faixa etária. Mas para entender melhor sobre a memória, devemos entender um pouco melhor sobre o funcionamento do cérebro.

Aos processos, capacidades mentais e de processamento do cérebro chamamos de cognição. A motricidade, coordenação motora, planejamento, raciocínio, orientação em tempo e espaço, abstração e memória, são alguns exemplos dos aspectos que constituem a cognição.

Quando nos deparamos com um esquecimento isolado, sem impacto no nosso dia a dia, dificilmente estamos frente a uma doença neurológica.

Porém as outras capacidades cognitivas só podem ser avaliadas a partir de testes, e exames como tomografia ou ressonância não nos mostram essas capacidades.

Caso esteja em dúvida se as alterações de memória são significativas, consulte um profissional especializado.

Como recomendações para uma memória boa e um cérebro ativo, devemos cultivar atividades que são desafiadoras, como aprender a tocar um instrumento, aprender uma nova língua, jogar jogos que exijam raciocínio. Uma alimentação balanceada e atividade física regular também são boas parceiras da saúde mental!


 

Agende sua Consulta aqui ou Ligue no (11) 5543-1612/5093-4512

 

Ligue

(11) 5543-1612
(11) 5093-4512

WhatsApp: (11) 983858841


Nosso Endereço

Rua Paiaguás, 152 - Campo Belo,
São Paulo - SP
CEP 04624-080

Instituto Aster