Câncer de Próstata
A ausência de sintomas relacionados a esse tumor dificulta o seu diagnóstico, daí a importância de todos os homens acima de 45 anos realizarem anualmente uma consulta com o urologista.
Homens com história de câncer de próstata na família devem iniciar o rastreamento mais precocemente, pois nesses casos o risco de tumor é aumentado.
Sintomas como dificuldade para urinar, ardência, sangue na urina e perda de peso podem estar relacionados com o câncer de próstata.
O exame sanguíneo do PSA (antígeno prostático específico) e o toque retal são os exames básicos a serem realizados e, na suspeita de alguma alteração, uma biópsia da próstata pode ser necessária para o diagnóstico do câncer.
Quando detectados precocemente, a maioria dos tumores estão localizados na próstata e o tratamento atinge altas taxas de sucesso. As principais formas de tratamento são a cirurgia, radioterapia e braquiterapia. A decisão pela forma de tratamento deve ser individualizada e discutida com o urologista.
Para tumores avançados e metastáticos, o tratamento é a hormonioterapia.
As características do tumor (biópsia, toque retal e valor de PSA), idade e doenças associadas do paciente são as principais variáveis a serem levadas em conta na escolha do tipo de tratamento.
Estudos recentes mostraram que para os casos de tumores localizados na próstata, a cirurgia (prostatectomia radical) tem resultados de cura superiores e taxas de complicações muito semelhantes à radioterapia num seguimento a longo prazo.
Os principais efeitos indesejados do tratamento são incontinência urinária (5% dos casos) e impotência sexual (50-80% dos casos). A incidência de tais efeitos também varia de acordo com as características do tumor e do paciente. Para ambas complicações existem atualmente diversas modalidades de tratamento que oferecem ao paciente uma ótima qualidade de vida.
Por ter um crescimento lento, alguns tipos de câncer de próstata permitem que o paciente não seja tratado, mas nesses casos deverá permanecer em seguimento atento com o urologista (active surveillance).